Água é um dos elementos mais poderoso da natureza.
Água não tem contornos, é fluida, não tem pré-conceitos, se adapta à realidade ficando no formato necessário para o momento. Água é perseverante, resiliente, abre caminhos, traz a força da flexibilidade.
A TXC se pauta pelo exemplo da água. Somos água, pela natureza, pelo ESG.
A TX Consultoria nasceu em 1.999, fruto das experiências profissionais de Walter Teixeira e de Tereza Okino, ambos com muita experiência no setor de viagens.
O nome TX vem do tempo em que Teixeira era despachante de pista da Cruzeiro linhas aéreas, na década de 1970, empresa que posteriormente foi comprada pela Varig. Como havia mais de um Walter, recebeu o nome de guerra Teixeira. Logo seus colegas o apelidaram de TX.
Durante anos Teixeira trabalhou no setor, passando por cias. Aéreas, hotelaria, agências e operadoras e no segmento de cartões, com experiências na American Express, Credicard e MasterCard, fazendo a relação com o segmento de viagens, nas áreas comerciais e de marketing.
Conheceu Tereza Okino neste mercado. Tereza sempre atuou mais na área operacional, de cias. Aéreas e de Agências de Viagens. A liga deu certo e gradativamente foram ocupando espaço no mercado e fazendo consultorias de processos, particularmente no setor de viagens.
O grande salto da TXC veio em 2004, quando foi contratada pelo Bradesco para acelerar a utilização de cartões empresariais para o pagamento de passagens aéreas. A dupla sabia que as agências de viagens faturavam as passagens aéreas para as empresas, mas gerava fluxo de caixa negativo.
Sabiam também que a American Express liderava um movimento para convencer as empresas a utilizarem seus plásticos e o produto BTA (Business Travel Account), importado dos EUA. A Amex havia melhorado o produto e colocado um “E”, de enhanced, na frente da sigla. O EBTA (Enhanced Business Travel Account) se transformou no principal meio de pagamento de passagens aéreas corporativas. Enhanced significava incorporar dados adicionais da reserva aérea nas informações retiradas das transações financeiras e expostas na fatura do cartão.
Teixeira, participou dos momentos iniciais da transformação do EBTA mas sabia que a fragilidade da Amex era não ter uma rede bancária que pudesse pulverizar o produto e oferecer crédito para as empresas, fatores importantes para impulsionar o produto.
Em 2004, Teixeira e Okino foram contratados para ajudar o Bradesco a incrementar seus cartões empresariais, então na bandeira VISA, e competir com a Amex. Teixeira fazia o relacionamento com as cias. Áreas e com as Agências de Viagens. Tereza cuidava da conciliação de dados das transações financeiras com os dados adicionais dos bilhetes aéreos.
O movimento cresceu, montaram uma primeira equipe, até que o Bradesco comprou a operação da American Express, em 2010. A coisa explodiu. O Bradesco cresceu sua equipe e melhorou os sistemas, a TXC se estruturou ainda mais e conquistaram o mercado.
Hoje estima-se que pelo menos 85% das passagens aéreas no segmento corporativo sejam pagas com cartões, a maioria deles pertencentes ao Bradesco, nas bandeiras Amex, Elo, MasterCard e Visa.
A TXC Consultoria cresceu, ajudou a implantação de produtos similares para o pagamento de hospedagens e locações de veículos, ainda com resultados menos significativos.
Por 15 anos prestou serviços ao Bradesco, no final dos quais Tereza decidiu se aposentar. Nesse meio tempo expandiu seus serviços para outros Bancos emissores de cartões, como o Itaú, Santander, BB, extrapolou seus serviços para BPO de Agências de Viagens, Locadoras etc.
Abriu atividades na distribuição de hotéis com outras marcas – especialmente a Travel Pool e a Recantos & Requintes, chegou a ter 220 colaboradores e passou a ser reconhecida como Grupo TX. Nesta fase áurea também teve a feliz iniciativa de contratar e desenvolver profissionais que até hoje atuam como seus parceiros preferenciais, especialmente, Carlos Silva (Cadu) e Elias Meo, que viraram sócios de iniciativas de sucesso nas áreas de processos, tecnologia e hotelaria.
Mas os ventos mudaram, a tecnologia evoluiu, o cenário econômico ficou adverso e no segundo semestre de 2018 Teixeira resolveu dar um passo atras e interromper sua operação, repensar o momento e sua estratégia.
Enquanto avaliava a nova dinâmica do mercado, no último dia do ano 2019, a OMS foi alertada sobre vários casos de pneumonia em Wuhan na China. Em 26 de janeiro de 2020, o Brasil identificou o primeiro caso de Coronavirus. Em março, tudo parou, principalmente as viagens.
Dois anos depois, em 5 de maio de 2023, a OMS anunciou o fim da pandemia de coronavírus que deixou pelo menos sete milhões de vítimas fatais e a transformação radical do setor de Viagens, em todo o mundo.
O futuro das viagens corporativas e o futuro da TXC passa a ser escrito agora. Muitas empresas tiveram que fechar as portas, outras foram incorporadas, as relações empresariais mudaram.
Com novas experiências adquiridas, a TXC - nova marca fantasia da TX Consultoria, retorna ao cenário, confiante de que seu know-how e relacionamento no mercado, trarão a retomada dos negócios, agora feitos de forma diferente.